sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Moreninha

O nosso principal livro é a Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Esse livro foi escrito em 1884 e teve adaptações para o cinema e para as telenovelas, sendo considerado o primeiro livro do romantismo brasileiro no Brasil. Faz bastante sucesso até os dias de hoje, pois sua história retratou hábitos de jovens cariocas.

A seguir colocaremos um pequeno resumo do livro, esperamos que você goste e se interesse pelo livro:

Quatro jovens amigos e estudantes Augusto, Leopoldo, Filipe e Fabrício vão passar o dia de Sant’Ana em uma certa ilha, um de seus colegas, Augusto, que se dizia incapaz de se apaixonar por muito tempo apenas por uma mulher, faz uma aposta com Filipe: se ficasse apaixonado por uma jovem durante quinze dias ou mais, assumiria o compromisso de escrever um romance contando tal paixão. Depois de alguns dias na Ilha Augusto se apaixona pela jovem Carolina, qe é irmã de Filipe. 
Depois de algum tempo ele volta utras vezes á ilha ara visitar a moça. Apesar de apaixonado por ela, ele revela que está preso a um juramento de fidelidade feito a uma menina, quando tinha 13 anos, mas que o nome ele já não mais lembrava e de quem nunca mais teve notícia.Mesmo com o juramento, augusto sente que seu amor por Carolina é ainda maior. Depois de alguns conflitos, chegam a conclusão qe a antiga promeessa não era valida já que havia sido feito por duas crianças.Augusto ganha o amor de Carolina, mas perde a aposta com Filipe. Quando lhe perguntam sobre o romance que irá escrever, ele responde que já está pronto e que se chama A Moreninha.

Capa do livro

2 comentários:

  1. Parabéns para a equipe, o blog esta organizado e visualmente bonito, com informações claras e objetivas.

    Lucilia Lopes

    ResponderExcluir
  2. O blog está de parabéns, com uma estética muito boa e de facil entendimento. Sou fã desse livro, adorei um blog falando do livro que eu gosto tanto!



    Goretti Miragaia

    ResponderExcluir