terça-feira, 21 de agosto de 2012

Inocência

Resumo do livro Inocência, de Visconde de Taunay



O livro  "Inocencia" de Visconde de Taunay conta a historia de uma bela moça de cabelos longos e negros de apenas 18 anos chamada Inocencia, filha de um Martinho dos Santos Pereira (mais conhecido como Pereira) que é um homem rigido e exige-lhe obediencia total em um regime antigo e severo .
Pereira promete a mão de sua filha a um violento e grosseiro homem vivido no sertão conhecido como Monecão.
Certo dia quando Inocencia adoeceu, Pereira encontrou um jovem doutor que logo curou a moça, e assim começou uma linda e proibida paixão de uma moça prometida e um recem chegado doutor q atendia por Dr.Cirino (Cirino Ferreira dos Santos ).
Cirino e Inocencia amavam as escondidas no laranjal, pensando q ninguem nunca desconfiaria, por em Tico (anãosinho mudo guarda costa de Inocencia) estava atento, e ja desconfiava q algo mexia com o coração da pobre moça.
Pereira começa a desconfiar do Dr.Meyer (caçador de borboletas) que respeitava e dava atenção a linda moça. José Pinho (Juque) ajudante de Dr.Meyer protegia o pratão explicando sua função ali: descobrir especies para o museu europeu.
Pereira descobre o amor proibido entre a filha Inocencia por em ele acha que é com  o Dr. Meyer... Inocencia é maltratada pelo pai e jogada contra parede, mesmo assim resiste e promete não se casar com o violento Monecão.
Sr.Pereira e Monecão encontram uma solução para o problema, ameaçam Dr.Meyer de morte, que não da ouvidos e zomba de sua ameaça.
Tico apos presenciar o amor existente entre Inocencia e Cirino, explicou ao Sr.Pereira tudo o que se passava...
Manecão começou a seguir os passos de Cirino. Até um dia interrompe-lo . Tirou uma garrucha da cintura e atirou em Cirino que caiu por terra sussurrando o nome de Inocência. Agonizante, pedia clemencia para que Inocencia não se casa-se com Monecão
Dr. Guilherme Tembel Meyer, em 1863, apresentava aos entomólogos do mundo a sua mais recente descoberta: uma borboleta até então desconhecida: "Papilio Innocentia:" em homenagem à Inocência, a moça do sertão de Santana do Paranaíba, da Parte sul oriental do Mato Grosso.
Inocência, coitadinha...
Exatamente nesse dia dois anos faria que Inocencia caira para durmir o sono da eternidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário